quarta-feira, janeiro 03, 2007

Que humanidade? Podemos ainda continuar com a pena de morte? Não estaremos perante a fase mais aguda de um choque de civilizações?




Cremos que definitivamente se provou de que Sadam Hussein foi o autor moral , ou seja, responsável pela execução de 148 habitantes da aldeia xiita de Dujail, como represália por uma tentativa de atentado contra a caravana presidencial.

Ainda mais cremos que a forma como Saddam foi deposto foi injusta. Ele foi um ditador sim, mas acima de tudo foi Presidente do Iraque e dos Iraquianos. Portanto, só estes tinham o legítimo direito de depô-lo.

E então, quando é que Saddam será julgado por ter levado o Iraque a possuir armas nucleares? Isto foi uma vergonha. O mais certo é que Saddam era um homem perigoso no Médio Oriente para a hegemonia mundial dos EUA mas mesmo assim, nada está consumado. Vem ai uma grande guerra de civilizações, com os países do Médio Oriente a tomarem a dianteira. Quem sabe que a China será o suporte do novo eixo?
Mas tudo isto não dará paz à humanidade. Haverá sim paz, se os EUA, mudarem a sua política internacional.

Temos ainda de reflectir sobre a pena de morte. Será isto humanidade? Podem ,sim, divergir opiniões em torno disso. Mas o certo é que na mente dos homens de todo o mundo existem valores básicos que só podem ser descartados por uma loucura dos homens. Um dos desses valores é o direito à vida. Nenhum legislador fez esforço para consagrar nos sistema jurídico do seu país “ o direito à vida.” Basta para nós dizer–se que é um direito natural, universal, inalienável, inviolável. E então, porque a pena de morte?

Sem comentários: