segunda-feira, outubro 03, 2005

Samora Machel, um caso esquecido


Lendo alguma informação no site da Africa Christian Action, no seu artigo “The greatest africans of all time”( www.christianaction.org.za/ articles_ca/2004-i...) despertou –me grande interesse o facto de o inquérito realizado pela “ New African magazine (August – September 2004) ter mostrado que da lista das grandes figuras africanas de todos os tempos estava nela incluído o nome de Samora Moisés Machel.

Mesmo autor do artigo questiona-se porque as pessoas escolheram lideres como Kwane Kruman, Julius Nyerere, Winnie Mandela, Seretse Khama, Leopold Senghor e outros, reconhecendo que algumas destas figuras tiveram personalidade conturbada e por vezes controversa em termos dos grandes principios da sociedade moderna. Isto tem a sua razao de ser e os inquiridos dariam melhor resposta.

Quanto a nós , também temos de nos questionar sobre estes resultados. Será um mero acaso?

Na verdade Samora Machel com os seus ideias tornou-se um líder de dimensão africana. Ele lutou e sempre sonhou por uma África livre. Talvez o caminho por que ele, assim como os outros líderes africanos ,queria conduzir a África fosse menos aceitável.

Mas isto são questões da História. Nada obsta que se possa depositar uma admiração especial neste líder.
Primeiro pelo seu percurso político, em segundo pelos seus ideiais e depois pela personalidade forte.

Hoje Samora Machel parece um líder perdido. Fora das conotações que se podem fazer sobre o seu passado marxista e leninista, temos de afrimar que não se poderia exigir de Samora Machel outra opção política no seu tempo.

Ainda que isso tenha acontecido, seria justo ,se hoje estivesse vivo, que fosse julgado pelos crimes que cometeu dum lado e do outro também seria justo que a sua morte fosse esclarecida, porque ele tambem da protecção da justiça mocambicana.

Não será de modo nenhum justo esquecermos este homem pelos erros que cometeu. Poderiamos até seguir o seu exemplo e inspiramos nos seus ideiais, mas numa nova prespectiva de vida.

O 19 de Outubro se aproxima e virá ainda outro, mas o caso de Samora Machel ficará sempre no discuro de nossos políticos “por investigar”.

Todos merecem a mesma justiça.

Sem comentários: