sexta-feira, setembro 30, 2005

Quando a corrupção atinge as universidades...

Muitas vezes só os vencidos é que estão condenados a protestar. Quando saímos bem na vida nunca protestamos, porque a pimenta não está na nossa boca.
Assim mesmo quando um estudante protesta os resultados de um exame, os docentes muitas vezes consideram –no um estudantes fraco que passa a vida pedindo recorrecções de exames. É bem claro que os docentes já não são estudantes, a pimenta já não está na sua boca.

Mas o assunto quando é de corrupção as coisas tomam uma feição diferente. É isto mesmo que nos interessa: a corrupção nalgumas universidades moçambicanas.
É certo que temos de definir a corrupção , para delinearmos em que perspectivas queremos falar dela, mas partiremos do entendimento popular.

Quando uma Faculdade se vê viciada de corrupção, os melhores talentos ou seja os melhores estudantes sem vê frustrados. Os lobbistas são sempre facilitados.

Assim, Moçambique continuará sempre no seu atraso. É vergonhoso ver tantos quadros com diplomas universitários que não fazem nada. Isto será pior para um médico ou para um jurista.
Se estivermos a formar para a vida, então deixemos de corrupção, porque nada adianta ter um diploma assim e conhecimentos fora do lugar.

Porque haver tantos diplomas que não correspondem aos conhecimentos?

Sem comentários: