quinta-feira, julho 23, 2009

Confirmado: Colombo não descobriu a América.


Quando estive a ler o artigo com o título acima na barra juris, recordei-se de acessos debates que tivemos no ensino secundário sobre o “O descobrimento da América por Cristóvão Colombo”. Havia sempre duas questões em volta do debate: “Quem é que verdadeiramente descobriu a América? Será que é sensato dizer-se que os europeus descobriram os americanos ou houve um descobrimento mútuo entre europeus e americanos?

Sobre a primeira questão o debate acabava quase sempre sem consenso, por haver várias teorias em volta, e quase sempre cada uma delas com argumentos suficientes. O que faltavam eram resultados de mais estudos.

Hoje, sabe-se de um perito dinamarquês que confirma a autenticidade de um mapa viking de 1440, que mostra parte da América 50 anos antes da chegada de Cristóvão Colombo.

Essa descoberta fez-me recordar ainda a História de Moçambique. Tenho a esperança que o povo moçambicano irá descobrindo ou descobrirá um dia e verdade sobre a morte de Mondlane, Urias Simango, Lázaro Khavandame, Filipe Samuel Magaia, Samora Machel, Carlos Cardoso, Siba- Siba Macuacua e outros. A história julgará amanhã os defensores, doutrinários e propagandistas da mentira de hoje.

Sem comentários: