terça-feira, dezembro 06, 2011

Prof. Doutor Manuel de Araújo – Presidente do Município de Quelimane

Estamos há escassas horas do dia da decisão final – 07 de Dezembro de 2011. Um momento soberano para os Quelimanenses. Uma oportunidade histórica para cidadãos conscientes e reais protagonistas do seu próprio destino. Os candidatos devem estar agora a espera da decisão final do eleitorado.


Assisti atentamente alguns momentos de campanha e conversas de corredor sobre méritos, virtudes, deficiências e lacunas de cada um dos candidatos.

Algo bastante chocante e que guardarei em memória é o pronunciamento da titular de um dos mais importantes órgãos de soberania do Estado Moçambicano – Sra Verónica Nataniel Macamo Ndlovo. Custou-me acreditar que fosse a mesma pessoa que tem assinado leis juntamente com o Presidente da República. Foi para mim como se fosse um sonho a ouvir uma Presidente da Assembleia da República a se intrometer na vida privada familiar de um jovem candidato admirado por muitos. Mas também fiquei tranquilo por ter conhecimento desses pronunciamentos por uma razão simples: se gente de tamanha importância assim reage contra o inocente MANUEL DE ARAÚJO é porque ele é uma autêntico político de alto calibre. Eles têm medo dele. Ele mete medo neles. Ele não deixa eles dormir. Ele mete medo ao regime.

Em abono da verdade, o Prof. Doutor Manuel de Araújo, a face da nova geração de moçambicanos com talento para governar, é que colhe o maior consenso na cidade de Quelimane. Ele tem apoio de todos quadrantes. Os jovens o amam, o velhos o adoram e os adultos acreditam nele.

O Prof. Doutor Manuel de Araújo tem preparação académica mais que suficiente para governar Quelimane. Poderíamos dizer que ele é grande demais para Quelimane. Contudo ele ama a cidade que o viu nascer e deste modo pretende salvá-la. Ele cumprirá a sua promessa.

O Prof. Doutor Manuel de Araújo é um político de créditos firmados. Já foi deputado da Assembleia da República na legislatura passada. Uma mente muito bem respeitada na Assembleia da República. Foi durante a sua fase e juntamente com o Ismael Mussá, Maria Moreno, Eduardo Namburete, Daviz Simango que o parlamento moçambicano conheceu um dos mais altos e áureos momentos.

O Prof. Doutor Manuel de Araújo é um empresário de sucesso. Já mostrou isso com o seu grandíssimo e valioso empreendimento – o famoso Zalala Beach Lodge and Safari (ZBLS). Mais que um empreendedor e criador, é um jovem com visão futurista.

O Prof. Doutor Manuel de Araújo é um criador nato. Por todos locais onde ele passou criou coisas valiosas. Ele criou a Associação de Estudantes do ISRI da qual foi primeiro presidente. Veio a criar o CEMO – Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais. Na sua cidade natal – Quelimane – criou um jornal local, para além do empreendimento turístico que falamos acima.

Portanto reparando em MANUEL DE ARAÚJO, vemo-lo como académico de alto calibre, criador nato, gestor de mãos cheias, político inteligente e visionário.

O que mais é que Quelimane e o quelimanenses gostariam de ver num Presidente do Município?

Acredito muito que essas são qualidades raras para serem encontradas em Moçambique, mas a cidade de Quelimane tem sorte. Tem pelo menos um filho da terra – MANUEL DE ARAÚJO.

Sem comentários: